Alívio para Lombalgia


O que é lombalgia?

É dor na região baixa da coluna vertebral, próxima à cintura. A dor no início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora com os movimentos e melhora na posição deitada. A coluna parece "TRAVADA" e o doente , devido ao espasmo muscular na região lombar, anda com o corpo rígido ou encurvado.


Alguns fatores de risco.

FATORES ASSOCIADOS AO TIPO DE TRABALHO (OCUPACIONAIS): Existem centenas de tipos de trabalho onde a pessoa permanece horas sentado ou em pé em má postura.

FATORES RELACIONADOS AO CONDICIONAMENTO FÍSICO E À SAÚDE EM GERAL
a) vida sedentária, falta de preparo físico;
b) excesso de peso concentrado na "barriga" (Obesidade abdominal) associado à flacidez da musculatura abdominal;
c) escorregões e quedas que produzem distensões e espasmos musculares;
d) desvios dos eixos normais da coluna vertebral como por exemplo lordose lombar exagerada;
e) tabagismo
FATORES RELACIONADOS À PERSONALIDADE
a) "stress" psicológico, tensão emocional;
b) insatisfação no trabalho;
c) problemas econômicos e familiares;
d) problemas psiquiátricos;
e) abuso de drogas.


Lombalgia tem cura?

Na grande maioria dos casos a dor nas costas tem um caráter benigno e a sua recuperação é apenas uma questão de dias ou semanas e a pessoa pode retornar ao trabalho com segurança. Também com uma certa freqüência ela pode retornar periodicamente através de crises de intensidade variável. Somente através de um correto TRATAMENTO PREVENTIVO é que se evitam estas crises repetitivas. A PREVENÇÃO É A CHAVE PARA O SUCESSO.

A literatura internacional hoje concorda que o mau funcionamento da musculatura abdominal se constitui em um dos maiores causadores da lombalgias. Quando passamos a controlar e a fortalecer esta musculatura, passamos a ter uma melhor postura da sua coluna vertebral, prevenindo a piora da dor ou o seu reaparecimento.

Atividade indicada: Estudos realizados com mulheres na faixa dos 25 aos 30 anos, constataram uma diminuição de 80% nos níveis da lombalgia crônica das participantes que se submeteram ao tratamento baseado no método Pilates.
O Método Pilates, objetiva, com a execução dos seus exercícios e fidelidade aos seus princípios, proporcionar um bom condicionamento físico, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. Como um sistema de exercícios que trabalha o corpo como um todo, o Pilates corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável .


Nenhum comentário: