Conheça as diferenças dos métodos de treinamento. Fartleck e Intervalado

Todo corredor tem como meta melhorar o desempenho nas provas que disputa. Mas, para alcançar seus objetivos, além dos treinamentos longos e de rodagem, também é preciso realizar trabalhos específicos que visam o aumento de velocidade. Dois dos métodos mais comuns para isso são os treinos intervalados e o fartleck.

Na década de 30, o treinador sueco Gösta Holmér desenvolveu um novo estilo de treinamento. Conhecido como Fartlek, essa palavra pode ser traduzida como “jogo de velocidade”, ou ainda “brincar de correr”, a atividade visava um esforço contínuo no treinamento de corrida, e até hoje é muito utilizada pelos atletas.
Normalmente dividimos o Fartlek em três tipos de treinamento:
- Fartlek original: O corredor define as distâncias e o ritmo de corrida de acordo com sua disposição no momento. Deve ser realizado com variação de terreno: subidas, descidas, retas, grama, terra, asfalto, areia etc;
- Fartlek dirigido: As variações de distância e ritmo são orientadas e controladas pelo treinador. Atualmente, ótimos treinos neste método são utilizados na esteira, o que possibilita maior controle de velocidade, duração, inclinação e declinação.
- Fartlek especial: Há uma variação de corridas de diferentes distâncias, ritmos e duração, além de acrescentar exercícios educativos e saltos.
O fartlek pode ser utilizado em todos os períodos e fases do treinamento. Quem o pratica ganha em resistência e força, além de melhorar a coordenação motora.

O treinamento intervalado é um método de treino caracterizado por períodos de estímulos e períodos de recuperação parcial. Diferentemente do fartlek, esse método requer total controle dos seus componentes de controle da carga, ou seja, a duração, a distância, a densidade entre esforço e recuperação, a freqüência semanal e a intensidade devem ser todos controlados metodicamente e orientados pelo treinador.
Tanto o fartlek quanto o intervalado podem ser praticados em uma mesma rotina de treinamento, porém, é importante ressaltar que deve haver um intervalo entre ambos, com uma certa distância, incluindo também o descanso”.

Vantagens e Desvantagens

Fartlek
Vantagens:
1) Sair da rotina dos treinamentos;
2) Liberdade de execução de acordo com a disposição;
3) Preparar os atletas para as mudanças de ritmo que por vezes acontecem durante as corridas.
Desvantagem:
1) Falta de controle total da carga de treinamento, principalmente se não conhecermos o local onde irá ser realizado o treino

Intervalado
Vantagens:
1) Controle total da carga de treino;
2) Suportar estímulos intensos;
3) Melhora da capacidade anaeróbia e aeróbica de acordo com a proposta do treino;
4) Adequar o atleta a correr em determinado ritmo;
Desvantagens:
1) Por ser um treinamento de alta intensidade, poderá levar a fadiga ou a lesões se não for bem orientado e executado com frequência semanal adequada ao corredor.

Nenhum comentário: